bt_pesquisa_maior2
VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues

palmas_fachada2

O novo Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues, inaugurado pela Infraero em 05 de outubro de 2001 - data do 13º aniversário do Estado do Tocantins - foi batizado com o nome de Aeroporto Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico desbravador da região.

O sítio aeroportuário, com 23.739.952.00m² de área possibilita novos investimentos e expansão da infraestrutura existente. Com uma arquitetura peculiar, o inovador terminal de passageiros dispõe de área total construída com 12.300m² e capacidade para 370 mil passageiros/ano, com praça de alimentação para 200 pessoas, espaço cultural, 25 lojas no conceito de Aeroshopping, 12 balcões de check-in, terraço panorâmico, além do ambiente inteiramente climatizado.

Conta com completa infraestrutura que inclui torre de controle e instalações para o Grupamento de Navegação Aérea; seção Contra-Incêndio, com abrigo para viaturas, refeitório e salas de treinamento; dois terminais de combustíveis para abastecimento de aeronaves; portão com controle de acesso eletrônico, guaritas, estacionamento e edificações de proteção ao voo, além de um acesso viário de mais de 4 km que liga o aeroporto à principal avenida da capital do Estado do Tocantins.

O investimento total foi de R$ 91,5 milhões, sendo 80% dos recursos da Infraero e 20% do Governo do Tocantins. As obras de construção do novo aeroporto foram iniciadas em 22 de setembro de 1999, e finalizadas em tempo recorde de 24 meses, considerando o período chuvoso de sete meses ao ano.

As dimensões da pista de pouso são 45m x 2.500m com capacidade para operar aeronaves do porte do Boeing 767. O aeroporto tem dois 02 pátios, um para aviação regular e outro para aviação geral, que possuem juntos 41.360 m², áreas para instalação de PAA, hangares e áreas para instalações de terminais da carga e manutenção das empresas aéreas.

O prédio destinado a central de utilidades CUT possui área total de 1.100 m² e abriga equipamentos como: grupos geradores de energia, chillers, quadros e painéis de distribuição, torres de resfriamento, bombas e áreas para manutenções diversas.

A torre de controle TWR e o grupamento de navegação aérea GNA perfazem no total uma área edificada de 753,30m². Ambos são climatizados e a TWR possui elevador hidráulico. O serviço de navegação aérea está instalado em área de uso exclusivo, atendendo aos aeronautas com relação à informações meteorológicas, planos de voo e controle de tráfego aéreo.

As instalações de combate a incêndio estão em área de 750 m² com abrigo de viaturas, refeitório, alojamento, sala de treinamento e salas de lazer e os Carros contra-incêndio IVECO-MAGIRUS.

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL