bt_pesquisa_maior2
Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues

palmas_fachada2

O novo Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues, inaugurado pela Infraero em 05 de outubro de 2001 - data do 13º aniversário do Estado do Tocantins - foi batizado com o nome de Aeroporto Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico desbravador da região.

O sítio aeroportuário, com 23.739.952.00m² de área possibilita novos investimentos e expansão da infraestrutura existente. Com uma arquitetura peculiar, o inovador terminal de passageiros dispõe de área total construída com 12.300m² e capacidade para 370 mil passageiros/ano, com praça de alimentação para 200 pessoas, espaço cultural, 25 lojas no conceito de Aeroshopping, 12 balcões de check-in, terraço panorâmico, além do ambiente inteiramente climatizado.

Conta com completa infraestrutura que inclui torre de controle e instalações para o Grupamento de Navegação Aérea; seção Contra-Incêndio, com abrigo para viaturas, refeitório e salas de treinamento; dois terminais de combustíveis para abastecimento de aeronaves; portão com controle de acesso eletrônico, guaritas, estacionamento e edificações de proteção ao voo, além de um acesso viário de mais de 4 km que liga o aeroporto à principal avenida da capital do Estado do Tocantins.

O investimento total foi de R$ 91,5 milhões, sendo 80% dos recursos da Infraero e 20% do Governo do Tocantins. As obras de construção do novo aeroporto foram iniciadas em 22 de setembro de 1999, e finalizadas em tempo recorde de 24 meses, considerando o período chuvoso de sete meses ao ano.

As dimensões da pista de pouso são 45m x 2.500m com capacidade para operar aeronaves do porte do Boeing 767. O aeroporto tem dois 02 pátios, um para aviação regular e outro para aviação geral, que possuem juntos 41.360 m², áreas para instalação de PAA, hangares e áreas para instalações de terminais da carga e manutenção das empresas aéreas.

O prédio destinado a central de utilidades CUT possui área total de 1.100 m² e abriga equipamentos como: grupos geradores de energia, chillers, quadros e painéis de distribuição, torres de resfriamento, bombas e áreas para manutenções diversas.

A torre de controle TWR e o grupamento de navegação aérea GNA perfazem no total uma área edificada de 753,30m². Ambos são climatizados e a TWR possui elevador hidráulico. O serviço de navegação aérea está instalado em área de uso exclusivo, atendendo aos aeronautas com relação à informações meteorológicas, planos de voo e controle de tráfego aéreo.

As instalações de combate a incêndio estão em área de 750 m² com abrigo de viaturas, refeitório, alojamento, sala de treinamento e salas de lazer e os Carros contra-incêndio IVECO-MAGIRUS.

 

 

AddThis Social Bookmark Button