VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder

navegantes_25-10-2013 

O atual Aeroporto Internacional de Navegantes originou-se com a construção da pista de pouso e decolagem e de pátio de estacionamento para pequenas aeronaves em terras da Rela Fazenda, localizada no litoral, a três quilômetros a nordeste do centro do município de Navegantes, inaugurado em 12 de março de 1970.

A pista, inicialmente com 1.500 m, e o pátio de 150 x 73,5 m foram intensamente utilizados por agricultores e empresários locais. Ao longo dos anos, devido à intensidade do uso, a pista sofreu grande degradação além de tornar-se inadequada à operação de aeronaves de maior porte. O pavimento da pista era fraco e o sistema de drenagem, ineficiente. Procedeu-se, então, a elaboração do projeto de reforma e ampliação da pista no final da década de 70, a cargo da DIRENG.

Em outubro de 1978, o então Presidente da República General Ernesto Geisel inaugurou a nova pista ampliada para 1.701m de comprimento por 45m de largura, capaz de operar com aeronaves da categoria B, classificação usada na época, como o Boeing 737 e a Airbus A 320. O pátio também sofreu acréscimo para 198 x 73,5 m. Constou também dessa obra a ampliação do terminal de passageiros.

Em 17 de janeiro de 1980, foi realizada a transferência, tanto técnica, como administrativa e operacional, do Aeroporto de Navegantes para a INFRAERO, por intermédio da Portaria n° 090/GM5.

A Lei nº 10.634, de 30 de dezembro de 2002, dá ao Aeroporto o nome de Aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder.O aumento da demanda por voos internacionais, especialmente os fretados para a região do Vale do Itajaí, que reúne as cidades de Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna e Rio dos Cedros, além das badaladas praias de Balneário Camboriú, Piçarras e Penha impulsionou a internacionalização do Aeroporto de Navegantes, que foi promulgada em novembro de 2004.

O terminal de passageiros passou por uma nova reforma, finalizada em julho de 2004, com a ampliação da área construída de 1.850m² para 5.200m² e inclusão da área de embarque e desembarque internacional.

No dia 9 de maio de 2014 entrou em funcionamento a segunda pista de taxiamento (taxiway) do Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder. A Taxi Bravo, construída em concreto asfáltico, tem de comprimento 80m e 25m de largura (7 a mais que a Taxi Alfa, permitindo mais agilidade e segurança nas operações do aeródromo.

As mais importantes linhas aéreas nacionais fazem voos diários com ligação direta para Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, que a partir delas, interligam Navegantes a todo o país. Em novembro de 2011 o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder ultrapassou a marca de 1 milhão de passageiros.

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL