bt_pesquisa_maior2
Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer

bage

O Aeroporto Internacional de Bagé – Comandante Gustavo Kraemer (RS) está localizado na zona rural do município, a 60 km da fronteira com o Uruguai e a 380 km de Porto Alegre, capital gaúcha. Não opera voos comerciais regulares, mas dali partem voos com táxis aéreos, aeronaves particulares e jatos executivos.

Os usuários do aeroporto são, em sua maioria, empresários do centro do país que têm negócios na região, nos ramos de criação de cavalos puro-sangue inglês (PSI), árabe e crioulo; criação de gado de raças nobres; ovinocultura; fruticultura; olival; vitivinicultura; celulose e geração térmica de energia.

O Aeródromo Municipal foi criado em 1932, na área que hoje é propriedade do aeroclube de Bagé. Em 1943, foi transferido para a área atual. O primeiro terminal de passageiros foi construído em madeira, próximo à cabeceira da pista 14. O aeroporto foi inaugurado em 5 junho de 1946 e passou a ser chamado de Aeroporto de Bagé. O nome do aeroporto, Comandante Gustavo Kraemer, foi uma homenagem ao fundador da Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha (SAVAG), extinta em 1966.

A Infraero passou a administrar o Aeroporto de Bagé a partir de 26 de outubro de 1980.

Em 2001 o aeroporto foi habilitado para receber voos internacionais e registrou aumento no número de operações a partir do Uruguai e da Argentina, envolvendo aeronaves que faziam sua entrada no país através de Uruguaiana ou Porto Alegre, e que passaram a utilizar Bagé devido a sua posição geográfica, mais ao centro do estado.

Em 2004, o Terminal de passageiro foi todo reformado e ampliado passando para os atuais 600m², contando com salas de embarque e desembarque climatizadas, salas para os órgãos públicos, sanitários e acessos adaptados conforme determina a Lei de Acessibilidade e cobertura da área para embarque e desembarque.

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button