VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Jacarepaguá - Roberto Marinho

jacarepagua_02

Em 1969, iniciou a construção do Aeroporto de Jacarepaguá, sendo inaugurado em 1971, quando, oficialmente, o Ministério da Aeronáutica autorizou as operações, e a partir de 2008, passou a ser conhecido como Aeroporto Jacarepaguá - Roberto Marinho. A infraestrutura aeroportuária possui instalações e facilidades para apoio às operações da Aviação Geral, entre elas as operações Offshore (plataforma marítima), apresentando mix operacional composto com aeronaves de diversas performances e tipos.

O aeroporto está localizado em uma região compreendida entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, mais precisamente no bairro Barra da Tijuca, que será sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, recebendo a maioria das modalidades olímpicas. As vilas olímpica e paraolímpica, que abrigarão os atletas durante as semanas dos jogos, estão localizadas a 11 km do aeroporto.

 

História

Tudo começou em 1925 quando o francês, Pierre Georges Latécoerè, planejou ligar a França à América do Sul. Nesse momento, foi iniciado um longo processo entre os dois Governos, partindo do Campo dos Afonsos (Base Aérea dos Afonsos – BAAF (SBAF)). Tendo em vista a nebulosidade prejudicial ao tráfego aéreo, surgiu a ideia de um campo auxiliar, e a área do Aeroporto de Jacarepaguá foi escolhida, iniciando-se sua edificação em 1969 e inaugurado em 19 de janeiro de 1971.

Durante muitos anos, o aeroporto recebeu aviões da Companhia Aeropostale (mais tarde Air France) e em 14 de setembro de 1944, por meio do Decreto-Lei nº 6870, o local do Campo da Air France passou para a jurisdição do Ministério da Aeronáutica e foi utilizado pela Força Aérea Brasileira para treinamento de cadetes e oficiais aviadores.

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL