bt_pesquisa_maior2
Aeroporto de Campos dos Goytacazes - Bartolomeu Lisandro

campos_dos_goytacazes1

O Aeroporto de Campos dos Goytacazes – Bartolomeu Lisandro está situado no município de Campos dos Goytacazes, região Norte do Estado do Rio de Janeiro e tem sido peça de fundamental importância para o desenvolvimento da região do norte fluminense. Foi idealizado pelo então deputado federal Bartolomeu Lisandro de Albernaz e inaugurado em 19 de outubro de 1952, em área adquirida pela prefeitura. Antes, o pouso de aeronaves na cidade era feito em terrenos de difícil acesso.

Incorporado pela Infraero em 1987 e com a vocação inicial para voos regulares, o aeroporto é base para as operações offshore com a Petrobrás, o que tem gerado um considerável aumento no movimento de aeronaves e passageiros. Hoje a característica marcante do Aeroporto Bartolomeu Lisandro é o grande potencial para essas operações offshore, pois, o advento da exploração de petróleo na camada do pré-sal tem atraído investidores de várias regiões do País e do exterior, com isso há uma tendência a atrair também outras empresas aéreas de voos regulares.

Devido ao intenso movimento do aeroporto, a Infraero tem tomado medidas para a melhoria da unidade aeroportuária. Estão concluídas a revitalização da pista de pouso e decolagem e a instalação das torres de iluminação do pátio. Foram realizadas obras de adequação do terminal de passageiros para receber a aeronave de voo regular ATR 72-500 (aeronave com capacidade para até 72 passageiros), com aquisição do aparelho scanner raio-x com pórtico detector de metais e acessórios para o canal de inspeção, assim como adequação de efetivo para compor o canal de inspeção de passageiros e bagagens de mão.

Em convênio assinado em 11 de outubro de 2013, por meio das portarias 189 e 152 da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, foi delegada à Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes a administração do Aeroporto Bartolomeu Lisandro por 35 anos.

Em 2014 a Infraero realizou obras de aplicação de macrotextura e pintura da sinalização horizontal e instalação de novas torres de iluminação do pátio de estacionamento de aeronaves.

Desde a sua municipalização, em 2013, a Infraero se mantém à frente da gestão do aeroporto. Até 30 de setembro de 2015 por meio de convênio e, a partir de 1º de outubro do mesmo ano, por meio de contrato de prestação de serviços, até que seja feita a transição para a Prefeitura de Campos que assumirá definitivamente o gerenciamento do aeródromo.

 

 

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button