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Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado
SaoLuis

O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado é a principal porta de entrada do Estado do Maranhão e contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado. O Estado do Maranhão e em especial a área de influência metropolitana, da capital São Luís, vem se destacando como pólo de investimentos industriais e turísticos com oportunidades de crescimento econômico sustentável, promoção da inclusão social e redução das desigualdades regionais.

A Infraero, por meio do Aeroporto Cunha Machado participa desse contexto ampliando continuamente seu padrão de atendimento e prestação de serviço, investindo em treinamento de pessoal, modernização das instalações e equipamentos, adaptação da infraestrutura para viabilizar a acessibilidade de todos, bem como, a promoção de eventos de logística para alavancar ainda mais os setores de movimentação de cargas internacionais e domésticas.

Atualmente, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado dispõe de uma área comercial, com lanchonetes, agência de viagens, loja de artesanatos, bancos, correios, locadoras de veículos, loja de moda praia e de óculos esportivos, livraria, etc. A malha viária liga o Maranhão de Norte a Sul do país, a infraestrutura é composta por um terminal de passageiros com 10,7 mil m², climatizado, estacionamento para 242 vagas, salas de embarque e desembarque, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, duas pistas de pouso e decolagem, a maior delas medindo 2.385m x 45m é dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.

Histórico

Toda a história se iniciou durante a 2ª Guerra Mundial, precisamente no ano de 1942, quando o Exército Brasileiro decidiu instalar uma Base Aérea em São Luís, com uma pista de grama, medindo 900m "Pista 09/27". Um fator decisivo foi a localização geográfica estratégica da Ilha de São Luís, próxima à linha do Equador.

Posteriormente, em 1943, após vários acordos entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil, instalou-se no aeródromo uma Base Aérea Americana para servir de apoio ao Exército e Marinha daquele país. A partir de então, observou-se a necessidade de uma infraestrutura capaz de receber todo o aparato bélico, bem como, as modernas aeronaves de combate. Para atender a nova demanda, foi construída a "Pista 06/24", Pista de Táxi e Pátio da Aviação Geral, com pavimentação asfáltica, assim como, a Pista 09/27, que outrora fora de grama. Em 1946, com o término da guerra, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1974, através da Portaria Nº 102/GM5 - de 23 de dezembro de 1974, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - INFRAERO absorveu a jurisdição técnica, administrativa e operacional do aeroporto, que até então, estava sob a responsabilidade do Ministério da Aeronáutica. Com a absorção, o aeroporto recebeu a denominação de Aeroporto do Tirirical, em referência ao bairro em que se encontra instalado. A partir daí, ocorreram várias reformas nas instalações aeroportuárias.

No ano de 1985, através da Lei 7383 - de 17.10.1985, o aeroporto passou a se chamar de Aeroporto Marechal Cunha Machado, em homenagem a um ilustre militar maranhense.

Hugo da Cunha Machado, detentor de um rico currículo, onde se destaca sua participação como representante do Brasil, na ICAO (International Civil Aviation Organization), também conhecida como OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).

Em 06.02.1998, foi inaugurado o novo Terminal de Passageiros - TPS, com uma área coberta de 8.100m2, com a capacidade para atender até um milhão passageiros/ano.

A internacionalização do aeroporto ocorre em 29.09.2004, através da Portaria Nº 1014 e em 26.09.2004, através do Ato Declaratório Nº 35, a Receita Federal do Brasil torna o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado alfandegado.

 
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