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Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

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O Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles está situado na parte continental do município de Vitória, em região limítrofe com o município de Serra. Sua localização foi escolhida pelo engenheiro francês da Lignes Latécoere antes de 1930. Naquela década, existia uma pista de terra batida onde funcionava o Aeroclube. Em 1942, foi iniciada a construção da pista de cimento pela COTECA-Companhia de Terraplanagem Capixaba, dirigida pelo engenheiro Carlos Duenk. A referida pista foi inaugurada em fins de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.

O Aeroporto de Vitória fez parte da relação de aeroportos participantes do convênio firmado entre os governos do Brasil e Estados Unidos, pelo qual Brasil cedia, durante o período de guerra, a utilização dessas áreas para as Forças Armadas dos EUA. Com o fim do conflito, o aeroporto foi gradativamente sendo utilizado pela aviação comercial brasileira. O Aeroporto de Vitória manteve características de ponto de escala até os anos 1972/73, quando o percentual de vôos que o utilizavam como ponto extremo de linhas começou a elevar-se.

Em 3 de fevereiro de 1975, a administração do Aeroporto de Vitória foi transferida do Ministério da Aeronáutica para a então recém-criada INFRAERO. Em 1978, foi executada uma ampliação da pista (a partir da cabeceira 23), que passou de 1.500 metros de extensão para 1.750 metros.

Atualmente, o Aeroporto de Vitória opera voos diretos entre a capital do Espírito Santo e capitais as regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Está localizado num sítio aeroportuário com pouco mais de 5,12 milhões de metros quadrados. O terminal de passageiros é climatizado, com área construída de cerca de 17.000 m², saguão de check-in com 25 balcões de atendimento e salas de embarque e desembarque. Hoje o aeroporto conta com seis posições para aeronaves de grande porte e sete para aeronaves de pequeno e médio porte.

Vitória é um dos 35 aeroportos da Rede Infraero que conta com um Terminal de Cargas internacional. Desde 1999, está em operação a linha internacional de cargas direto dos EUA (Miami), permitindo a importação e a exportação de mercadorias para o mercado do Espírito Santo. Operam regularmente em Vitória duas frequências semanais nesta rota. Em 2011 o Aeroporto de Vitória atingiu pela primeira vez em sua história a marca de 3 milhões de passageiros embarcados e desembarcados/ano.

A lei Nº 11.296, de 9 de maio de 2006, estabeleceu a denominação do aeroporto como Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, homenageando o advogado e político capixaba (1910-1959) que foi secretário de educação e cultura do Espírito Santo e ministro da Justiça e Negócios Interiores (1957-58) no governo Juscelino Kubitschek.

 
 
 
 
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