bt_pesquisa_maior2
VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

aeroporto_vitoria

O Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles está situado na parte continental do município de Vitória, em região limítrofe com o município de Serra. Sua localização foi escolhida pelo engenheiro francês da Lignes Latécoere antes de 1930. Naquela década, existia uma pista de terra batida onde funcionava o Aeroclube. Em 1942, foi iniciada a construção da pista de cimento pela COTECA-Companhia de Terraplanagem Capixaba, dirigida pelo engenheiro Carlos Duenk. A referida pista foi inaugurada em fins de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.

O Aeroporto de Vitória fez parte da relação de aeroportos participantes do convênio firmado entre os governos do Brasil e Estados Unidos, pelo qual Brasil cedia, durante o período de guerra, a utilização dessas áreas para as Forças Armadas dos EUA. Com o fim do conflito, o aeroporto foi gradativamente sendo utilizado pela aviação comercial brasileira. O Aeroporto de Vitória manteve características de ponto de escala até os anos 1972/73, quando o percentual de vôos que o utilizavam como ponto extremo de linhas começou a elevar-se.

Em 3 de fevereiro de 1975, a administração do Aeroporto de Vitória foi transferida do Ministério da Aeronáutica para a então recém-criada INFRAERO. Em 1978, foi executada uma ampliação da pista (a partir da cabeceira 23), que passou de 1.500 metros de extensão para 1.750 metros.

Atualmente, o Aeroporto de Vitória opera voos diretos entre a capital do Espírito Santo e capitais as regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Está localizado num sítio aeroportuário com pouco mais de 5,12 milhões de metros quadrados. O terminal de passageiros é climatizado, com área construída de cerca de 17.000 m², saguão de check-in com 25 balcões de atendimento e salas de embarque e desembarque. Hoje o aeroporto conta com seis posições para aeronaves de grande porte e sete para aeronaves de pequeno e médio porte.

Vitória é um dos 35 aeroportos da Rede Infraero que conta com um Terminal de Cargas internacional. Desde 1999, está em operação a linha internacional de cargas direto dos EUA (Miami), permitindo a importação e a exportação de mercadorias para o mercado do Espírito Santo. Operam regularmente em Vitória duas frequências semanais nesta rota. Em 2011 o Aeroporto de Vitória atingiu pela primeira vez em sua história a marca de 3 milhões de passageiros embarcados e desembarcados/ano.

A lei Nº 11.296, de 9 de maio de 2006, estabeleceu a denominação do aeroporto como Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, homenageando o advogado e político capixaba (1910-1959) que foi secretário de educação e cultura do Espírito Santo e ministro da Justiça e Negócios Interiores (1957-58) no governo Juscelino Kubitschek.

 
 
 
 
AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL