VOOS ONLINE
VOOS ONLINE
GUIA DO PASSAGEIRO
GUIA DO PASSAGEIRO
SITUAÇÃO DOS VOOS
SITUAÇÃO DOS VOOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
CARGA AÉREA ONLINE
CARGA AÉREA ONLINE
LICITAÇÕES
LICITAÇÕES
CONCURSOS INFRAERO
CONCURSOS INFRAERO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
SERVIÇO CONTRA INCÊNDIO
LINKS
LINKS

TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
TARIFAS AEROPORTUÁRIAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
CENTRAL DE COBRANÇAS
PORTAL FINANCEIRO
PORTAL FINANCEIRO
Aeroporto de Ilhéus/Bahia - Jorge Amado

Ilheus

A história do transporte aéreo em Ilhéus é tão antiga quanto à própria Aviação Comercial Brasileira. No dia 19 de maio de 1938, foi escolhida uma área de 370.670 m² de terreno para construção do Aeroporto de Ilhéus. Foram iniciadas as obras do campo de Aviação do Pontal, com demarcação de área, serviço de saneamento básico, terraplanagem e desapropriações. Na época, o aeroporto tinha a função de servir de apoio a aeronaves durante a II Guerra Mundial e era administrado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Em 03 de outubro de 1980, por meio da Portaria nº 1.179, do Ministério da Aeronáutica, a Infraero passou a responder jurisdicional, administrativa e operacional pelo Aeroporto de Ilhéus e, em seguida, adotou uma série de medidas de segurança, construindo cercas e muros e criando postos de vigilância armada para proteção de suas áreas vulneráveis. Depois desse primeiro momento, várias obras de ampliação e reforma do terminal foram realizadas, tudo para atender a constante demanda da região.

Hoje, o aeroporto de Ilhéus/ Bahia – Jorge Amado, que homenageia em seu nome o escritor baiano conhecido internacionalmente e cujos trabalhos inspiraram inúmeras telenovelas brasileiras, atende aos moradores da região da Costa do Cacau, conduzindo-os até algumas das principais metrópoles brasileiras, recepcionando viajantes a uma incrível zona turística, atraente tanto pelas praias, quanto pelo valor histórico das cidades. O sítio aeroportuário tem mais de 700 quilômetros quadrados e é o segundo maior do interior do nordeste brasileiro em número de passageiros, cerca de 500 mil anualmente. Quem compra passagens aéreas para Ilhéus, desfruta de um aeroporto com serviços bancários, de alimentação, de orientação de viagem, de venda de artigos de artesanato e livros e de transportes diversos, o que permite certa comodidade na chegada ao destino.

Na entrada do aeroporto, localiza-se um busto do escritor baiano Jorge Amado, inaugurado no dia 13 de agosto de 2010, ano em que completaria 98 anos.

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 


Portal da Transparência    Acessibilidade Brasil    selo_participe
Infraero - [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] - Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 5 - Edifício Sede CEP 71608-050 - BRASÍLIA - DF - BRASIL